quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Aprenda a reduzir o tremido das imagens em movimento na GoPro


A GoPro é uma das câmeras favoritas dos praticantes de esportes radicais. No entanto, mesmo sendo desenvolvida para trabalhar em movimento, a action cam pode gerar imagens tremidas quando o balanço é muito intenso.
Nestes momentos, vale a pena utilizar truques para tentar eliminar o tremido das fotos e dos vídeos registrados com a GoPro. Siga as dicas a seguir e garanta excelente qualidade de som e imagem capturados com a máquina de ação.

É comum a GoPro se chocar contra a lateral do case à prova d’água quando sujeita a atividade de alta intensidade, como corridas de bicicleta ou skate. Para evitar que isso aconteça, coloque dois elásticos de borracha na câmera, um no topo e outro na parte inferior, de forma que nenhum dos dois fique em cima da lente. 
Com elástico de borracha 
Usando acessório estabilizador


Feito isso, coloque a GoPro novamente na caixa protetora. A borracha diminuirá o espaço interno livre do case, fazendo com que a câmera pare de sacudir. Isso não só irá melhorar a qualidade da imagem como a do som, já que o balanço também gera ruídos indesejados.
Existem acessórios feitos especialmente para estabilizar a GoPro. Um exemplo é o Removu S1, que é à prova de chuva. O Removu vem com controle remoto e pode ser acoplado em qualquer acessório compatível com os modelos Hero 3, Hero 3+ e Hero 4.

Apertando a fivela
Há diversos modelos no mercado, como o Slick e o GoPro Stabilizer, da Feiuy Tech. O resultado desses gadgets agrada, mas o preço é salgado. Custando em média US$ 300 – aproximadamente R$ 1.180, sem impostos -, esses dispositivos são para quem tem dinheiro pra gastar e pouca paciência para tentar alternativas gratuitas.
Se a fivela que prende a GoPro estiver frouxa, a câmera obviamente vai tremer e gerar imagens de baixa qualidade. Certifique-se sempre de que a faixa elástica está o mais apertada possível na sua mão, perna, capacete ou onde mais você prendê-la. Usar uma fita adesiva sobre a fivela dá firmeza extra e garante que ela não deslize durante a atividade física.
Aumentar a taxa de quadros por segundo (fps) faz com que a câmera capture mais imagens em um mesmo espaço de tempo, fazendo com que a transição entre os quadros seja visualmente mais suave. 
Reduzir a resolução, ao contrário do que possa parecer, também ajuda a fazer vídeos mais nítidos, já que o computador da GoPro processará as informações mais facilmente. Por isso, quando estiver gravando em alta velocidade e/ou muito movimento, prefira a resolução de 720p a 60 fps à de 1080p a 30 fps.


Às vezes o tremido é inavitável mas, mesmo assim, você quer manter o vídeo ou foto. Neste caso, o jeito é corrigir o efeito borrado com softwares. Programas de ponta, como Final Cut Pro, Adobe Premiere Pro e Photoshop podem ajudar nesta missão. Corrija imagens com uso de software
Vale lembrar que o método pode causar perda na qualidade de imagem, portanto é o último recurso do qual o usuário deve lançar mão.
Final Cut é um dos programas que podem ajudar a corrigir tremido após gravação com GoPro (Foto: Divulgação/Apple)

Nenhum comentário:

Postar um comentário